3 verdades que ninguém te diz sobre transitar de emprego/carreira

O desafio da transição de emprego/carreira

Mudar de emprego é um passo importante na carreira de qualquer pessoa. Pode ser uma oportunidade de crescimento, um escape de uma situação profissional desgastante ou simplesmente a concretização de um sonho. Mas nem tudo é tão simples como parece. Há aspetos desta mudança que raramente são falados e que podem fazer toda a diferença na tua adaptação ao novo desafio. Vamos explorar três verdades que raramente te contam sobre mudar de emprego.

1. O entusiasmo inicial pode desaparecer mais rápido do que pensas

Quando inicias um novo emprego, tudo parece entusiasmante: novos colegas, novas tarefas, um novo ambiente. Mas, ao fim de algumas semanas, pode surgir um “choque de realidade”. Começas a perceber que há desafios inesperados, processos que ainda não dominas e dinâmicas de equipa que desconheces.

Isto é completamente normal! O entusiasmo inicial é muitas vezes substituído por um período de adaptação, que pode ser desafiante. O segredo é manter a paciência e a persistência. Dá-te tempo para aprender e ambientar-te ao novo contexto.

2. A tua experiência ajuda, mas não é tudo

Uma das maiores armadilhas ao mudar de emprego é assumir que, por teres experiência, tudo será fácil. Sim, o teu conhecimento é valioso, mas cada empresa tem a sua própria cultura, processos e formas de trabalhar.

A verdadeira chave para o sucesso é a adaptação. Se chegares com a mentalidade de que já sabes tudo, poderás encontrar resistência e ter dificuldades na integração. Mostra disposição para aprender e compreender como as coisas funcionam naquele novo contexto. Isso fará com que te vejam como um elemento positivo e disposto a contribuir para a equipa.

3. Nem sempre vais sentir-te bem-vindo de imediato

Cada equipa tem a sua dinâmica e a tua chegada pode ser vista com curiosidade, mas também com alguma resistência. Algumas pessoas podem temer que tragas mudanças ou que ponhas em causa o seu trabalho. Isto não significa que não serás aceite, mas sim que a integração pode demorar algum tempo.

Para ultrapassar esta fase, aposta na empatia e na observação. Tira tempo para perceber como funcionam as relações na empresa e procura construir confiança aos poucos. Um simples “bom dia” e disponibilidade para ouvir os colegas pode fazer uma grande diferença.

Ter sucesso numa mudança profissional

Como tornar a mudança mais fácil?

Se estás a pensar mudar de emprego ou já deste esse passo, lembra-te destas verdades e prepara-te para a transição.

Aqui ficam algumas dicas para facilitar o processo:

–> Sê paciente contigo próprio e com o novo ambiente.

–> Mantém uma atitude de aprendizagem constante – lembra-te da sabedoria popular que diz que temos dois ouvidos e uma boca, para ouvirmos duas vezes mais do que falamos.

–> Observa a dinâmica da equipa antes de tentares impor mudanças. Contudo, nunca deixes de ser quem és – não te esqueças da outra máxima falada neste nosso artigo “o trabalho deve ser adaptado a ti e não tu mudares (radicalmente) pelo trabalho” 

–> Procura apoio dentro e fora da empresa para partilhar desafios e estratégias.

Se estás a ponderar uma mudança profissional ou se estás a iniciar um novo projeto e precisas de orientação, podemos ajudar-te a lidar melhor com esta fase, com o nosso serviço de Coaching de Carreira! 💼

Estamos perto, por contacto telefónico ou email – 912586160  ou geral@psicocarreira.pt

#carreira #mudardeemprego #Psicocarreirapt #novodesafio #coachingdecarreira


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *